top of page

ALÉM DAS RUAS...onde mais é possível correr?

  • Luciana Fioravanti
  • 10 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

FullSizeRender.jpg

A proposta inicial era escrever sobre a transição que o corredor de rua faz e cada vez mais, para as Corridas de Montanhas. Refletindo sobre isso, lembrei que muitos corredores não sabem diferenciar Corridas de Montanha, Trail Run, Corridas de Aventura e Cross Country. Eu, que tenho certa experiência e conhecimento sobre o assunto, fui pesquisar e consultar minhas bases antes de chegar a um veredito final.

No Cross Country, as regras são definidas e regulamentadas pela IAAF( Associação Internacional das Federações de Atletismo). São corridas curtas de 8 kms a 12 kms, realizadas em terreno acidentado, com obstáculos naturais e subidas e descidas. O Cross já integrou o calendário Olímpico três vezes: Estocolmo em 1912, Antuérpia em 1920 e Paris em 1924. A perspectiva é de que em 2016 esta modalidade esportiva volte a fazer parte dos Jogos Olímpicos.


Já ouvi muitos corredores exaltarem suas façanhas dizendo: - Fiz uma prova de aventura! Quando na verdade, Corridas de Aventura são multi esportivas e realizadas em equipe. Exige uma complexa logística, preparo físico e mental para enfrentar horas, dias ou uma semana em ambientes desafiadores com trajetos marcados em mapas e cartas topográficas que são fornecidos pelos organizadores dos eventos. Orientação e navegação são habilidades necessárias. Os atletas devem estar preparados para privações como: muitas horas sem dormir e restrições alimentares, além do esforço que cada modalidade exige. As mais comuns são: trecking, mountain bike e canoagem. Temos também atividades verticais como escalada e rappel.


Trail Run e Corridas de Montanhas se confundem. Poderia dizer que no trail temos a single track nas trilhas e nas montanhas simplesmente encontraremos um terreno difícil de terra, pedras, lama, mato, grama ou gelo com subidas, descidas, variações de altimetria, altitude e clima. Sim, nas montanhas o clima pode variar dependendo do quanto subimos. Teremos sol, garoa, vento e precipitações de neve em uma mesma prova!


Agora sim! No próximo post falarei sobre a transição das corridas de Rua para as Montanhas...


Agradeço a Running News e Harry Thomas Jr. pelos esclarecimentos.


Luc 014.jpg

Luciana Fioravanti

Fisioterapeuta / Terapeuta Morfoanalista

Corredora de Montanhas (sempre que possível)

Facebook : “Fisioterapia Consciente”


 
 
 

Comments


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page