top of page

PORQUE CORRER DESCALÇO - REPORTAGEM SBT - PEDRO WACKER

Correndo por ai descalço ou com um tênis que simula a corrida descalça observo vários olhares desconfiados. Mas porque não correr assim?


Conversei então com exemplos de corredores que fizeram a transição da corrida tradicional para a corrida descalça/minimalista. Pois todos os exemplos que cito abaixo correm atualmente dessa maneira por ter enfrentado problemas com lesões.


Sergio Rocha (Corrida no Ar - canal no YouTube), contou-me que optou por um tênis minimalista* como o Nike Free, pois estava com a síndrome do piriforme e toda vez que tocava o chão, sentia um choque. Correndo com tal tênis observou "tem coisa ai" e optou por um Five Fingers (tênis de dedinho, que simula a corrida descalço com 0 de drop). Já são 6 anos correndo descalço e sem lesão! Uma vez por semana ele faz uma rodagem em média de 8 a 10 km com liberdade nos pés.


*tênis minimalista são tênis mais baixos, ou seja, com um drop menor e que possui menos amortecimentos consequentemente são mais próximos do chão.


Felipe Camargo de Camargo, é ultramaratonista, 3º colocado na maior ultra maratona de praia do mundo (Cassino Ultra Race 2015). Começou a correr descalço por sentir muitas dores nos joelhos, o fisioterapeuta recomendou operação para os joelhos e disse que não poderia mais correr. Intrigado e não aceitando a palavra do fisioterapeuta, Felipe leu algumas páginas do livro Nascido para Correr e foi experimentar correr sem nada nos pés desde lá nunca mais teve dores nos joelhos.


O autor do livro Born to Run (Nascido para Correr) Christopher Mcdougall é um fã de corridas ao ar livre, sofria com dores constantes ao se exercitar. Quando procurou um grande especialista em lesões esportivas, ouviu que o corpo humano não foi projetado para esse tipo de exagero, muito menos um homem com alta estatura, a recomendação foi parar de correr e começar a jogar basquete. Em busca de uma verdadeira solução o autor foi em uma jornada entre os desfiladeiros mais isolados do México.

O livro conta a história dos índios Tarahumara, conhecidos como os melhores corredores do mundo, superando em muitas vezes a resistência de maratonistas experientes. Com a maior naturalidade, correm o equivalente a quatro vezes uma maratona nos piores terrenos e condições e muita vezes correm descalços ou com uma simples sandália feita pela própria população.



Além da diminuição das dores e das lesões que a corrida tradicional te proporciona, correr descalço te proporciona uma reconexão com sua infância (lembrando que isso é mais válido para aqueles que quando crianças tinham o costume de caminhar ou correr descalço). Nossos pés são estão cheios de terminações nervosas e quando tocamos o chão com eles nus, algumas lembranças podem ser revividas.


Eu, Pedro Wacker, comecei a correr descalço não por causa das lesões. Porém me deparei que os tênis mais modernos implicam em uma corrida não natural, ou seja, quando aterrizamos o pé a primeira parte que encontra o piso é o tornozelo, seguido do meio do pé e depois a ponta do pé. Encontrei, então, uma forma natural de correr, tal forma que nossos antepassados realizavam antes da existência dos tênis. Primeira parte que encosta no chão é o meio do pé e depois a ponta, o mais importante nesse movimento é ser suave quando o pé encosta no chão, pois geralmente o piso é duro. Tal corrida hoje é conhecida como corrida minimalista e pode ser praticada com tênis de baixo drop ( 4 a 0 mm) ou descalço.



Para concluir, segue 4 benefícios de correr descalço:


1. Liberte-se das lesões - um grande ponto que é necessário observar, saiba fazer a transição da corrida tradicional para a corrida descalça. A corrida "barefoot" ou descalça se realizada de forma correta te proporcionará menos lesões. Porém é importante destacar que para inicia-la é necessário realizar uma boa preparação. Não realize as mesmas distâncias que você está acostumado a fazer com tênis, pois, se estressar o seu pé você poderá ter uma severa lesão no mesmo. PRATIQUE COM SABEDORIA;

2. Re-conexão - liberte a criança que adormece em você. Descubra novas sensações. Sinta-se mais livre. Tenha mais consciência sobre você mesmo.

3. Maior absorção de impacto - fique tranquilo que você não precisa dos amortecimentos que os tênis modernos te favorecem, alias eles não amortecem de fato, eles diminuem as sensações de impacto. Lieberman (2010) afirma que nossos pés são mais potentes na absorção de impacto do que os tênis modernos.

4. Fortalecimento - a corrida descalça fortalece não somente os seus pés, mas ela te deixa mais estável, com um boa postura, um melhor alinhamento.



Dica: comece as praticas com sabedoria - comece caminhando descalço dentro de casa. Experimente correr pequenos lances aterrissando seu meio do pé e depois a ponta. Exercite-se descalço. Depois que estiver mais confortável com as novas sensações e mais forte, vá para rua e não uma esteira. Procure um lugar com um piso firme que te de estabilidade e longe de buracos pratique bastante caminhada no lugar e caso se sinta confiante que tal dar os primeiros passos de corrida descalço?


Abaixo alguns links úteis:


Daniel Lieberman é um antropólogo e um dos principais pesquisadores sobre o barefoot running -http://www.barefootrunning.fas.harvard.edu/5BarefootRunning&TrainingTips.html


Video que mostra a diferença entre pisar descalço e com tênis - http://www.barefootrunning.fas.harvard.edu/5BarefootRunning&TrainingTips.html


Entrevista com Jason Robillard, autor do livro The Barefoot Running Book: The Art and Science of Barefoot and Minimalist Shoe Running -

https://youtu.be/uovbWiZRRRk


How to Run for Days | Born To Run - CHRISTOPHER MCDOUGALL -

https://www.youtube.com/watch?v=EsahT1I83ec



Um abraço de Urso,


Para conhecer mais sobre meu trabalho - segue no instagram @educadorfisicopw



Pedro Wacker é Educador Físico (CREF 022495-G/RS). Antes de ser um preparador físico é um praticante de educação física, corredor há 5 anos, amante dos esportes, da natureza e do cuidado com o corpo buscando sempre o melhor de si e para seus alunos.

Instagram: @educadorfísicopw

www.educadorfisicopw.com











bottom of page