top of page

AUDAX TRAIL-PICADA CAFÉ - JULIANO MACHADO

Seguindo a minha proposta de tentar conciliar a rotina de trabalho, faculdade, treinos e provas neste final de semana graças a flexibilidade de um professor da faculdade consegui antecipar a prova de uma cadeira que eu teria no sábado de manhã para sexta a noite e assim poder ir pra Picada Café participar da corrida Audax Trail Tour e fazer dupla com o camarada André Batista que me convidou a uma semana atrás para substituir o amigo Nodário.




Fomos de carona com o Eleandro Bastos e a Magda Chagas que depois de me pegar no local combinado , por volta das 7:15 da manhã, passamos pegar o André e o Betinho e seguimos rumo a Picada Café. Como estávamos bem adiantados no horário para chegar no local da prova paramos em Dois Irmão pra tomar um café, depois de fazer aquele lanche reforçado e de aguentar as brincadeiras do André (kkkk) seguimos viagem, logo chegaríamos no Parque Jorge Kuhn. De cara na chegada já nos encontramos com outros amigos que também estavam chegando pra correr. Aquele clima bom que antecede as provas tomava conta do lugar. Quase não dá pra acreditar que saímos de Porto Alegre com o tempo fechado e uma chuvinha de leve e chegamos lá com um dia lindo nos esperando, com o céu azul sem nenhuma nuvem.






De acordo com o Planejamento do André, ele faria o primeiro trecho de 11,5 km e eu faria o segundo de mesma distância. O percurso que faríamos tem 23 km dividido em 2 voltas de 11, 5 km cada, interessante que cada volta não era no mesmo sentido, já que uma fazia o sentindo horário e outra o anti-horário sendo assim os atletas não repetiam as mesma condições e assim o que o André teria que descer eu teria que subir, este planejamento me ajudou muito já que tenho maior dificuldade em descer do que subir. O André fazendo a primeira volta eu teria mais tempo pra me organizar e descontrair um pouco antes da minha largada, então, junto com o Betinho e a Magda fizemos uma parte do trajeto que eu faria, eles queriam conhecer um pouco mais do lugar e pra mim seria interessante ver o que teria pela frente, fui caminhando com eles uns 2 quilômetros adiante e voltei pra largada, eles seguiram.




Depois de cerca de 53 minutos vinha o André trazendo consigo o primeiro lugar entre as duplas masculinas, minha missão a partir de agora na minha cabeça era pelo menos manter esta vantagem que através do esforço do meu parceiro tinha sido conquistada. Logo depois de sair do pórtico de largada da prova já dei de cara com o segundo colocado que em seguida também passaria o chip para seu e companheiro e viria com tudo pra tentar me alcançar. No começo do meu percurso eu já sabia que iria pegar um pouco de asfalto e estrada de chão, sem subidas fortes, mas sabia também que teria uma subida fortíssima depois do terceiro quilometro e foi então que apertei o passo nos dois primeiros quilômetros pra tentar abrir uma vantagem antes do subidão, mas também pensava em não forçar tanto pra não quebrar, fiz os primeiros kms a 3'39 "e 3'58" respectivamente, nessa parte do percurso encontrei vários amigos que voltavam de suas primeiras voltas, inclusive a maioria do grupo Glória Ultra Runners, os quais tenho respeito e admiração.




Chegando na subida o pace chegou a 8'39"/km onde intercalava trote leve e caminhada pra tentar buscar condições de depois de subir aqueles mais de 3 km de subida intensa eu tivesse condições de recuperar o ritmo. Após ter concluído a subida tivemos um bom trecho de leve descida com partes mais planas onde consegui novamente baixar o pace para abaixo de 4'/km o que me deixou muito contente pois a tempos que eu não fazia isso em estrada de chão, cheguei fazer mais 5 km nesta faixa em que o mais baio foi 3'45"/km. Na descida um cara passou por mim numa velocidade incrível, não sei como tem gente que consegue descer tão bem, é uma das coisas que tenho que aprender, este cara que me passou na descida coincidentemente eu tinha passado ele naquela subida forte.




Volta e meia eu dava uma olhadinha pra trás pra ver se alguém estava perto, pois sabia que estava entre os 3 primeiros da prova, sendo 2 da geral solo e e eu das duplas. Depois da parte de estrada de chão tinha uma parte de asfalto e uma descida onde imprimi um ritmo um pouco mais forte, mas com cautela pra não correr o risco de me machucar , nos metros finais acho que pela euforia de estar levando o primeiro lugar que o André tinha me passado e com a sensação de dever cumprido reduzi um pouco o ritmo já que avistava a chegada. Na chegada o André me recebeu com um abraço apertado comemorando nossa vitória.




Sempre vou para as provas com pensamento positivo mentalizando sempre bons resultados, hoje não foi diferente, o que foi diferente desta vez foi que além do pensamento positivo eu me sentia a vontade a cada quilometro, com força nas pernas e com vontade de puxar um pouco mais, isso se deve ao ótimo treinamento funcional que venho tendo com a Bpro, no qual tem me ajudado muito nos treino, provas e também acelerando minha recuperação muscular pós-prova.


De uma forma geral volto pra casa com total satisfação da prova pelo resultado, pelo encontro com amigos de corrida, pelo local da prova e pela organização que, na minha opinião cumpriu com o objetivo proposto. Parabéns e obrigado por mais esta oportunidade de estar relatando sobre uma das coisas que mais gosto de fazer.


Até a próxima!


bottom of page