NUTRI ADRI - EXERCÍCIOS FÍSICOS SEM CARBOIDRATO, ISSO É POSSÍVEL?
- Adriane Rodriguez
- 1 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Sim! Na verdade a utilização de carboidratos deveria ser o último recurso.
Se a humanidade não estivesse por décadas confinada à acreditar que as gorduras e os alimentos ricos em gorduras naturais são maléficos, e que erroneamente foram banidos da nossa alimentação por estarem associados a doenças crônicas não transmissíveis, acredito que a vida dos atletas seria muito mais fácil.Ainda bem que atualmente alguns conceitos equivocados e pesquisas mal conduzidas estão caindo por terra, e a verdade está surgindo.
A gordura é o nutriente mais importante dentre os muitos que consumimos. Muitas desordens metabólicas acontecem por ingestão INSUFICIENTE de gordura na alimentação, mas a questão é bem simples:
As células que compõe nosso corpo apresentam uma membrana formada de uma dupla camada bi lipídica (ou seja é uma dupla camada de gordura) que abriga em seu interior um conteúdo proteico. Com certeza você já deve estar se perguntando como a gordura pode nos beneficiar no exercício?

Simples, uma vez que para entrar nesta célula a gordura (por ter a mesma estrutura da membrana celular) ela não precisa de “ajudantes”. Além disso o maior dos beneficios é a quantidade de energia (ATP) que essa molécula de gordura pode formar (38 ATP´s) contra apenas 4 ATPs que fornece uma molécula de glicose. São inacreditáveis quase 10x mais energia que a glicose. Então, condicionar um organismo à utilização de gordura é muito mais efetivo, e o exercício pode ser mantido por muito mais tempo com uma pequena quantidade de comida, se ela tiver um % gordura predominante na porção. Então eu posso comer menos e ter mais energia e por muito mais tempo? Exato.
A última pergunta deve ser: mas porque não usamos isso em nosso benefício? Porque fomos levados a acreditar que uma alimentação saudável é composta de uma quantidade absurda de cereais integrais, grãos processados que nosso corpo não foi adaptado a digerir, por isso que nós já recebemos eles em forma de farinha (ah mas e se for integral?) Pior ainda. Esses alimentos comportam-se como açúcar no nosso corpo, elevando nossa insulina, bagunçando nossa fisiologia normal, e muitas vezes levando à maioria das pessoas ao aumento de peso, perda de energia, dentre outros sintomas que não caberiam aqui nesta postagem, mas posso me aprofundar mais em outro momento.
Sugestão: troque sua banana por um abacate, troque seus biscoitos integrais por castanhas! Seu corpo e seus treinos agradecem e você pode ficar quase 10x mais rápido ou 10x mais confiante em tudo que envolve seu dia!

Adriane Rodriguez é nutricionista esportiva e clínica, corredora com experiência em provas de montanha e colunista parceira do CORRER É FÁCIL.
Acesse nossa guia de PARCEIROS e saiba mais.
Comments