top of page

COMO CONSEGUI A MINHA VAGA NO MUNDIAL DO IRON MAN

  • Walter Tlaija
  • 8 de jun. de 2015
  • 2 min de leitura

unnamed.jpg

Justamente por ser minha primeira experiência em provas dessa dimensão, optei, depois de diversas conversas com minha treinadora, por não correr riscos, não cair na tentação de forçar de mais e não me preocupar com os adversários. Constatamos que manter a concentração, fazer o que eu realizei nos treinos e me manter atento ao meu corpo seria o mais importante.


Focado nisso eu ouvi o sinal da largada, às 7 horas da manhã, na praia de Jurerê-SC. Como esperado, a natação - que é minha modalidade mais fraca - foi difícil, com muita briga por espaço, pouca fluidez, dificuldade de orientação. Sobrevivi. Saí da água com 1h04min e me sentindo super bem, confiante pronto para o ciclismo.


Dividi mentalmente os 180km em uma volta de 90km e 5 voltas de 18km. Gosto de subdividir as grandes distâncias porque ajuda a manter a concentração e ajuda a afastar o cansaço. Passei os 90km um pouco mais rápido do que o previsto (2h26min) mas me sentindo bem, sem muita fadiga. Depois disso, fui tratando de cada 18km por vez, como se fossem 5 tiros. E foi ótimo! Finalizei o ciclismo com 4'53", alguns minutos a menos do que tinha pensado, totalmente confiante e sem dores ou fadiga severa. Sabia que faria uma boa maratona.


Com os pés no chão, seguro por estar começando a minha melhor modalidade, fui tomando conhecimento acerca da minha colocação e do tempo que eu estava atrás dos meus principais adversários. Cada retorno servia como tomada de tempo em relação a eles. Mas, em uma prova tão longa, não é prudente se preocupar de mais com os outros e esquecer de si mesmo. Voltei para o meu mundo, para a minha prova, e dessa forma fui ganhando posições. Passei os 21km exatamente no tempo previsto, 1h30min. A segunda metade foi dura, muito dura. Meu ritmo diminuiu, claro, mas mesmo assim me mantinha mais rápido que a maioria, e mais posições ia ganhando. Terminei a maratona com 3'08", com a sensação de dever cumprido é muito satisfeito com o resultado.


Foram necessárias 9h14min para que eu cruzasse a linha de chegada. Tempo para me deixar em quarto lugar na categoria 25-29 anos. Obtive, assim, vaga para disputar o IRONMAN World Championship, em Kona, no Hawaii, que será no dia 10 de outubro próximo. Satisfação enorme! Baita estreia!


 
 
 

Comments


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page