top of page

O LONGÃO, O CÃO E A VIDA QUE VOCÊ ESCOLHEU - ULTRA-AVENTURA

  • Fernando Nazário
  • 26 de jun. de 2015
  • 3 min de leitura

​​

A última semana foi especial com 180km de corrida em trilhas e estradas. No sábado, em um treino de 50k, fui acompanhado nos últimos 20 quilômetros por este cãozinho da foto!

O que esperar de um longão solitário de 50k em uma manha chuvosa? É incrível a quantidade de coisas que passam pela sua cabeça durante aproximadamente 4h30min de corrida. Família, trabalho, projetos futuros, corrigir erros passados, a próxima subida, a distância que falta, a dor na perna, o incômodo do joelho, a dureza muscular, a competição futura e sua distância a ser enfrentada. Na verdade, nada disto interessa, eu só quero PAZ. A questão é como encontrá-la?


Esta paz ou ensinamentos surgem em momentos inesperados, pode ser no trabalho, no lar, em alguma viagem, na brincadeira com seu filho, na chuva, na fazenda ou numa casinha de sapê. Pra mim, ela está na grande corrida. Imaginem a seguinte situação: Procuro treinar em um local da zona rural de Uberlândia aonde tenha maior grau de dificuldade em subidas, e quando elas se aproximam gosto muito, acreditem, afinal, fui atrás delas.


Por volta do km 30 eu faço uma pausa em um distrito na zona rural e encontro um daqueles cães de rua muito carentes, bebi uma coca-cola “de garrafa”, comi um pão de batata com nutela e abasteci a mochila. Respiro fundo e mantendo o ritmo vou pra terra rumo à cidade grande. Quem começa a correr comigo? O cão ! Sem tênis tecnológicos de trail, alimentos de rápida absorção ou mochilas de hidratação.


Inicialmente não queria, tentei afastá-lo, em vão. E assim fomos. Sobre aquelas coisas que só acontecem em treinos longos passo a conversar com ele e pergunto: tem certeza que vai comigo até a cidade grande? Ele me olha e continua correndo. Mais adiante tento explicar que o lugar que ele mora é mais calmo e após o último olhar, passo a entender que ele estava me ensinando e queria apenas correr em minha companhia, buscando fazer algo sem preocupar o porquê está fazendo, curtindo cada momento, cada passo, cada subida forte, cada decida rápida.

1383258_10152772498403583_8161996796721218169_n.jpg

Durante treinos longos procuro meditar buscando paz interior, aproveitar cada vez mais o momento “o poder do agora”. Correr com aquele cão me fez aproveitar tudo isto, cada gota de chuva que caía, cada água fresca que bebemos, sem questionar, sem pensar na dor da distância acumulada na semana e subidas que viriam pela frente, e muito menos no motivo por estar ali. Naquele momento aprendi a entrar numa dimensão eterna e imortal, que havia percebido inicialmente como um vazio e a permanecer plenamente consciente assim, alcançando um estado de profunda paz.


Eu me entreguei completamente àquela experiência, e durante estes 20 quilômetros abri mão de tudo no plano físico: não tinha mais emprego, contas, casa e nem identidade social definida, passei quase duas horas em estado de total alegria aprendendo que o prazer sempre se origina de alguma coisa externa, ao passo que a alegria nasce do nosso interior.


Pra você que chegou até aqui, teste e tente ter consciência do pensamento que não traz alegria em sua vida ou que de forma ruim o tira das suas metas e sonhos, afaste-se deles, não dê ouvido a conversas de outras pessoas e se conseguir, ensine. Procure entender e aprender a concentrar, obsevar o sentimento em vez de se deixar dominar por ele, ou então, faça melhor, saia pra correr!



11650829_10152984979298583_1289103788_n.jpg

Fernando Nazário é ultramaratonista, educador físico e professor universitário - mestre em Aspectos Biodinâmicos e Metabólicos do Exercício Físico. Com 33 anos, o atleta mineiro participa de corridas de aventura e de montanha pelo Brasil e pelo Mundo. Entre os títulos conquistados, Fernando Nazário é o atual campeão do Ultra Trail de Torres Del Paine (68,5 km), no Chile, e do Ultra Fiord (114 km), na Patagônia chilena.


 
 
 

Comments


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page