PODOPOSTUROLOGIA - CRISTIANE LEÃO
- Cristiane Leão
- 14 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Podoposturologia é uma área da ciência que estuda a influência dos pés na postura corporal e no equilíbrio ortostático. Também tem como objetivo promover a correta prescrição de peças podais e de palmilhas ao indivíduo.
Na avaliação postural são observadas variáveis posturais estáticas e dinâmicas. As palmilhas posturais podem promover a correção imediata das alterações.

A ação das palmilhas ortopédicas é exclusivamente nos pés. Elas buscam a solução dos problemas localizados nos pés sem levar em conta a sua influência na postura corporal. Já as palmilhas posturais extrapolam os problemas dos pés. Muitas vezes são prescritas para corrigir variáveis posturais alteradas, de indivíduos com pés normais e sem queixas podais. Tem uma ação postural. Promovem o bom funcionamento do sistema musculoesquelético, articular e postural. Atuam equilibrando as tensões entre as cadeias de músculos que envolvem o esqueleto. Todas as palmilhas estimulam os neurorreceptores da região plantar. Como resposta ocorre uma reprogramação na estratégia postural.
A peças podais são elementos fixados nas palmilhas. Surgiram de observações de podólogos europeus, médicos ortopedistas, neurofisiologistas e cinesiologistas que de certa forma iniciaram o estudo clínico voltado inicialmente somente para a prescrição de palmilhas para os pés, sem levar em conta a sua relação com a postura corporal. Elas diminuem ou corrigem os desequilíbrios, proporcionam as simetrias, reduzem as disfunções nas informações que perturbam a postura, melhoram a distribuição do peso sobre os pés e melhoram o equilíbrio ortostático. As peças podais agem no SNC (Sistema Nervoso Central) regulando a postura. Elas utilizam as informações dos neurorreceptores localizados na região plantar. O tônus dos músculos do corpo sempre reage aos estímulos que são efetuados na região plantar, seja através de relevos que são as peças podais ou de materiais com as várias durezas de espumas ou couro.

O tratamento com palmilhas posturais é complementar aos tratamentos médicos, fisioterapêuticos, odontológicos, ortópticos ou podológicos; outras técnicas estão associadas. Este tipo de tratamento necessita de acompanhamento constante e é individual.
Quem indica e fabrica palmilhas, de maneira geral, tem pouco conhecimento sobre a complexidade do controle postural. Na maioria das vezes desconhecem a relação existente entre os estímulos da visão, dos mecanorreceptores plantares e da função do aparelho oclusal dental no controle postural. Esta falta de conhecimento pode propiciar alterações lesivas ao indivíduo.
Comments