top of page

ESTÉTICA SÓ PARA ATLETAS -PODOLOGIA

  • Estética Só para Homens
  • 31 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Ser corredor não é tão simples quanto parece. Não tem outro jeito, para ter um bom desempenhoé preciso muito treino e com isso conviver com lesões é uma rotina (é claro, isso não é nada perto do prazer que a corrida trás). Nesse cenário, cuidar dos pés é extremamente importante. A grande exigência, o suor excessivo em longas distâncias, faz com que os pés sofram muito com umidade o que provoca bolas, calos e até mesmo o aparecimento de fungos. É nessa história que entra o trabalho importantíssimo dos podólogos.




O trabalho desses profissionais é completo e trata de todas as situações que podem prejudicar as extremidades mais exigidas pelos corredores. Seguem alguns problemas que podem ser evitados em uma simples sessão de podologia:




Pé de Atleta


Infeccão extremamente comum que ataca mais homens do que mulheres, em geral adultos. Conhecido como frieira é cientificamente chamado de tinea interdigital. O pé de atleta, é uma micose que pode ser facilmente tratada. Quando os fungos que causam o pé de atletas(os Epidermphyton) entram em contato com a pele dos dedos, que é a região normalmente mais abafados e mais úmida surge uma reação no tecido de modo a combater os efeitos do agente nocivo. Esse efeito também pode ocorrer,seja ele causado ou não por micróbio quando surgem os sintomas. Além do desconforto com o surgimento de fissuras entre os dedos pode passar uma impressão de falta de cuidados ou de higiene. O pé de atleta também provaca um odor fedido-bromidoso que é explicado pela monte e decomposição de bactérias que atletas a composição química do suor.


Unhas

As unhas precisam ser bem cortadas para que não machuquem. O melhor é que elas seja aparadas em um ângulo de 90°, sem curvas nas laterais. Esse procedimento evita que elas encravem com a pressão dos dedos contra o tênis.

Calos

O aparecimento dos calos indica que há pontos de pressão entre o pé e o calçado utilizado. A melhor forma de cuidar é identificar os sapatos responsáveis por isso e evitá-los e procurar um podólogo para a retirada.

Bolhas

A maioria se forma por atrito dos pés com o chão, sapatos ou meias. Com o atrito, a camada mais superficial da pele, a epiderme, se descola da segunda camada, a derme, ficando, uma coleção de líquido entre elas, que vem dos vasos sanguíneos da derme. Para prevenir estas bolhas por atrito, vaselina pode ser aplicada no local de atrito entre os sapatos e os pés. Existem produtos disponíveis comercialmente, na farmácia, á base de vaselina. Outra opção é proteger a área com esparadrapo.

Informações:

Karen da Silva

Podóloga - Estética Só para Homens


 
 
 

Comments


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page