NUTRI ADRI - O QUE É DIETA PALEOLÍTICA?
- Adriane Rodriguez
- 29 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Antes de mais nada, vamos retirar o rótulo, pois assim como a idéia da dieta é reduzir consumo de alimentos industrializados e consequentemente empacotados, um rótulo de “dieta” também acaba levando à algo “engessado”.

Estilo de alimentação paleolítico, ou simplesmente comer comida de verdade, é justamente resgatar, melhorar ou manter saúde através da adoção de alimentos sem aditivos químicos, estabilizantes, espessantes, sem processamento, sem alterações na sua composição. Basicamente se refere à comer comida natural, genuína, íntegra, que não possua lista de ingredientes intermináveis, ou com o mínimo de ingredientes, tentando adaptar para nossa realidade evolutiva.

Ainda assim, parece confuso para compreender? Vamos simplificar: comer comida de verdade nada mais é do que evitar produtos refinados, farinhas, farelos, açúcares, alimentos processados e grãos. Traduzindo para nossa realidade, seria como se cortássemos a base da pirâmide alimentar onde constam: massas, pães, biscoitos, etc, e mantivéssemos apenas aqueles alimentos que são plantados e colhidos, de forma natural. Ainda dos alimentos de origem animal, todos os tipos de carnes que existem e que cada cultura detém o consumo como habito regional. Sem necessidade de passar por maquinas ou processos que tirem sua gordura original, já que esse é um alimento naturalmente presente, cultivado, etc, não há motivo algum para ter medo dos seus componentes, pelo contrário.

As doenças modernas que estão surgindo cada vez mais “fortes”, tem uma única origem: sobrecarga do nosso pâncreas pelo excesso de insulina secretada ao receber a alimentação moderna em sua corrente sanguínea. Os problemas associados ao consumo de grãos, além do fato de serem a maior fonte de carboidratos da vida moderna, são fortes indutores do aumento do tecido adiposo.
Sem sombra de dúvida, a simples eliminação total dos grãos (pão, massa, farinha, biscoitos, etc, enfim uma dieta livre de glúten e pós brancos) fornece talvez 70% de todo o benefício não apenas de perda de peso, mas de controle de síndrome metabólica e de patologias autoimunes.
Quer saber mais? Acesse: www.lowcarb-paleo.com.br

Adriane Rodriguez é nutricionista esportiva e clínica, corredora com experiência em provas de montanha e colunista parceira do CORRER É FÁCIL.
Acesse nossa guia de PARCEIROS e saiba mais.
Comments