CRISTIANE LEÃO - METATARSALGIA
- Cristiane Leão
- 8 de out. de 2015
- 2 min de leitura
Metatarsalgia é a dor que acomete a região plantar anterior aos dedos. Na prática, o que ocorre é uma sobrecarga nas cabeças dos metatarsos, que pode levar a inflamação, dor, inchaço e até fraturas por stress. Geralmente acomete o segundo e terceiro metatarsos, e, frequentemente, está acompanhada de calosidades e piora ao andar descalço. Não é uma condição muito grave, mas pode levar a algumas limitações nas atividades normais por causa da dor e pode estar relacionada com o Neuroma de Morton.

Pessoas que caminham longas distâncias e são mais ativas estão mais suscetíveis a essa patologia, assim como quem usa saltos, pois joga o peso do corpo para frente e aumenta a carga e as pressões nos metatarsos; calçados de bico fino também, pois comprimem os dedos (e ossos); atividades físicas de alto impacto; excesso de peso, que aumenta ainda mais a sobrecarga na região; pés cavos, que elevam muito o arco do pé, diminuem a área de contato do pé com o solo e sobrecarregam as cabeças dos metatarsos; deformidade no pé, como dedos em garra e em martelo e joanete, que são alterações na anatomia normal dos pés e que podem aumentar a pressão nos metatarsos durante a caminhada. Estas podem ser algumas das causas da metatarsalgia.

Reeducação quanto ao uso de salto; reduzir a carga de exercícios e atividades de alto impacto; perder peso para sobrecarregar menos o pé; fisioterapia e palmilhas posturais de conforto, com elementos podais apropriados, são algumas sugestões para resolver o problema. A metatarsalgia quando não tratada pode levar a dores em outras partes do pé ou até mesmo no outro pé; dores em outros locais do corpo, como lombar ou quadris, devido a alteração na marcha, consequência da dor no pé.
Comments