CRISTIANE LEÃO - NEUROMA DE MORTON
- Cristiane Leão
- 21 de out. de 2015
- 1 min de leitura
O neuroma de Morton é um espessamento do nervo interdigital, que passa entre os dedos do pé, normalmente entre o terceiro e o quarto dedos, causando dormência e dor na ponta do pé (nos metatarsos).
O paciente sente que está pisando em uma pedra ou uma “bola”, principalmente quando usa sapatos apertados ou com saltos altos, pois esse tipo de calçado joga o peso do corpo para frente, aumentando a pressão na região dos metatarsos e contribuindo para a compressão do nervo. Por ser uma alteração nervosa pode causar dormência, formigamento e “choques” nos dedos e na sola, além de ardor e cãimbras.

Devido à predileção pelo sexo feminino, sugere-se que a lesão seja desencadeada pelo uso de sapatos de saltos altos e de bicos finos; contudo, é sabido que os esportes de impacto, principalmente a corrida, também podem desenvolver a lesão.
Clinicamente o neuroma desenvolve dor característica no antepé, levando o paciente em certas ocasiões a retirar o sapato para massagear os dedos ou simplesmente parar sua atividade. A dor irradia-se para trás ou para os dedos, podendo ocorrer fenômenos como formigamento nas áreas inervadas pelos ramos envolvidos.

O tratamento do neuroma de Morton envolve mudanças de hábitos, quanto ao uso de calçados, dando preferência ao uso de saltos menores e bicos mais largos, bem como redução das atividades de impacto, medicações e fisioterapia. Podem ser usadas, como coadjuvante, palmilhas para supressão de carga na região metatarsal acometida. Quando o tratamento conservador falha, outros métodos podem ser utilizados, incluindo neurólise e finalmente a liberação cirúrgica do ligamento metatarsal transverso para descompressão do nervo.
Bình luận