top of page

CORRIDA OUTUBRO ROSA - CIA ATHLETICA E FERNANDA CORRÊA

  • Cia Athletica e Fernanda Corrêa
  • 31 de out. de 2015
  • 4 min de leitura

Mais de 100 corredores participaram da Corrida Outubro Rosa da Cia Athletica, na manhã deste sábado, em Porto Alegre. Pelo terceiro ano consecutivo, os atletas vestiram a camiseta rosa e correram pela na Orla do Guaíba levantando a bandeira da campanha de prevenção ao câncer de mama. Este ano, o evento bateu o recorde de participantes, especialmente, pela história de uma aluna, Fernanda Vieira da Cunha Corrêa, de 45 anos, que venceu a doença em 2015 (veja o relato escrito por ela abaixo).


Para Daniella Crivellaro, professora da Cia Athletica Poa, organizadora da corrida, a história de superação e cura de uma aluna motivoue chamou ainda mais à atenção de todos para essa causa. "Hoje corremos para incentivar a prevenção, corremos para homenagear essas mulheres que são verdadeiras vitoriosas e celebrar a saúde que é nosso bem mais precioso", afirmou.


Mais de 100 corredores participaram do evento


O médico Flávio Sanshis afirmou que "como corredor e como médico, me senti convocado à participar dessa corrida . Meu desejo é que a cada edição mais e mais corredores participem. Foi muito legal o depoimento emocionado da Fernanda ao final da corrida e o agradecimento a todos e disse o quanto o incentivo da corrida e da academia a fizeram superar o baita desafio".


Flávio Sanshis (primeiro da esquerda) e corredores no evento

A corredora Rosângela Barbieri, que também é exemplo de superação ao perder 35 quilos, também participou da corrida e reforça a importância de eventos como este para alertar as mulheres sobre a prevenção ao câncer de mama. "A doença pode ser descoberta no ínicio e ser tratada, assim muitas mulheres têm grandes chances de recuperação. O evento foi lindo, é incrível e emocionante ver o comprometimento de todos com essa causa. Acho que temos que ter mais eventos como este, quanto mais informação e mobilização a favor será melhor. A Cia é muito engajada e proporcionou uma estrutura ótima, além do apoio", disse.


Rosângela Barbieri (primeira da direita) com amigas na Corrida Outubro Rosa

Depoimento de Fernanda Vieira Cunha - Corredora que venceu o câncer

Meu nome é Fernanda Vieira da Cunha Corrêa tenho 45 anos. Em Junho de 2014 fiz meus exames de rotina e em janeiro deste ano, fazendo o auto-exame, percebi um nódulo na mama esquerda. Fui investigar e para minha surpresa, diagnóstico de Câncer de Mama. Receber o diagnóstico é difícil porque querendo ou não a palavra câncer ainda está ligada a uma sentença de morte, na hora passa muita coisa na cabeça.


Fernanda Corrêa e Daniella Crivellaro


No mesmo dia que recebi o diagnóstico procurei um mastologista o qual ao ver meu exame, disse: não te preocupa teu CÂNCER é 100% curável. Acreditei naquele homem, que eu nunca tinha visto na vida, como se ele fosse o meu pai falando comigo. Me solicitou vários exames e 10 dias depois eu estava sendo operada. Retirei o nódulo e achei, agora estou curada ... na primeira reconsulta ele me encaminhou para um Radioterapeuta e um Oncologista, e eu, como assim? Marquei as consultas ...


Iniciei a Radioterepia em 16 de março; foram 30 sessões , semanas intermináveis; durante o tratamento de radioterapia fui consultar com o oncologista o qual me orientou a fazer um teste genético; fiz o teste, o qual foi enviado para os EUA, para análise. RESULTADO: eu teria um % alto de chance de recidiva e por este motivo meu “onco” insistiu na quimioterapia. Quimioterapia, como assim? Vou parar de trabalhar, vou parar de correr e meus cabelos vão cair.


Fernanda e familiares em evento da Campanha Outubro Rosa

Os dias foram passando e a ficha caindo, achei o mais prudente fazer TUDO agora, pois sou uma pessoa saudável, me alimento bem, não sou sedentária, enfim faço tudo para ter uma vida legal ( apesar de ser bem estressada também ) e daqui a alguns anos caso tivesse uma recidiva talvez não estivesse tão saudável assim, mais velha, não sei. No dia 15 de maio ( 01 dia antes do meu aniversário ) fiz minha primeira sessão de quimioterapia; foram 04 sessões no total; meu tratamento terminou no dia 17 de Julho de 2015; não tive náuseas ou vômitos apenas um cansaço fora do normal o qual não me impediu de trabalhar ( aliás, trabalhei todos os dias ao longo do tratamento ) e a queda do meu cabelo.


No hospital a enfermeira, ao me orientar, disse: tu já sabes sobre o teu cabelo né, eu respondi que sim, e ela falou, no décimo quarto dia após a primeira quimio ele começará a cair; eu queria parar o tempo, que aqueles 14 dias não passassem, talvez pudesse ser diferente comigo MAS NÃO FOI ... No décimo quarto dia, meu cabelo começou a cair, saí do meu consultório e fui direto para o salão, lá encontrei com minha irmã e minha prima, as quais minha ajudaram muito neste momento, raspei todo o cabelo e juro, me sentí muito aliviada.


Fernanda da Corrida Outubro Rosa Cia Athletica


Durante todo meu tratamento continuei treinando, saia da radioterapia e ia direto para a Cia Athletica; quando as sessões de quimio iniciaram eu deixei de treinar somente nas semanas que a minha imunidade estava mais baixa pensando em me poupar não que eu estivesse ruim, nada disso. Dei uma parada com as corridas durante este período mas agora no mês de OUTUBRO a academia lançou um desafio aos alunos de correr 200km no mês e eu me desafiei, quero conseguir correr 100km no mês, quando atingi os 100, pensei, pq não tentar os 200, e eu consegui. Consegui percorrer 200Km neste mês de outubro, assim voltando as corridas.


Hoje já se passaram 03 meses e já fiz meus primeiros exames de rotina, tudo PERFEITO. E meu cabelo já está crescendo...


Na manhã de hoje fizemos uma caminhada e corrida em alusão ao Outubro Rosa; o dia não estava ensolarado mas foi perfeito... Hoje eu sei e digo, Prevenção e Diagnóstico Precoce fazem toda a diferença! Mas se por algum acaso mesmo fazendo tudo isso ainda aconteça de receber um diagnóstico devemos sempre pensar que CÂNCER NÃO É UMA ESCOLHA e TAMBÉM NÃO DEVE SER ENCARADO COMO UMA SENTENÇA DE MORTE. EU VENCI!


 
 
 

Comments


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page