top of page

DIÁRIO DE UMA EX-GORDA - O ANO JÁ ACABOU? OU VOCÊ É QUEM ESTÁ ACABADO

  • Rosane Schotgues Levenfus
  • 4 de dez. de 2015
  • 4 min de leitura

Se você prometeu coisas para 2015 e não cumpriu, saiba que não está sozinho. E a probabilidade de que tenha sido algo relacionado a dieta ou exercício é enorme, já que essas duas estão no topo do ranking das promessas mais populares feitas no Réveillon.



No dia 1º de Janeiro, é possível que você tenha feito o que fez nossa personagem Camila: espreguiçou relaxada e prometeu começar bem. Como dormiu até o meio-dia, depois de se empanturrar na virada do ano, pulou o café da manhã e ficou feliz pelas calorias não ingeridas.


Em seguida não resistiu às sobras do pernil assado, salada de maionese, salpicão, farofa, torta salgada e às incríveis sobremesas, especialmente a cassata de sorvete de nozes com chocolate duplo. Achou melhor dar cabo daquilo de uma vez por todas e depois abastecer a geladeira apenas com verduras, frutas e carnes magras.


Enquanto repetia a sobremesa, decidiu começar a correr à tarde para queimar tudo. Como se fosse possível. Uma corrida de meia hora em velocidade lenta, para iniciantes, queima em torno de 500 kcal. Bem menos que uma porção da cassata!



Suando demais na esteira, lembrou-se daquele chopinho à noite na praia - a saideira do churrasco que iniciava, com caipirinha, todos os dias entre três e quatro da tarde. É que, embora planejasse acordar cedo todos os dias e dar uma boa caminhada, Camila ia mesmo para a praia quando o sol estava a pino. Nunca antes do meio-dia. Para aplacar a fome ou abrir o apetite, ficavam sempre perto do quiosque que servia peixinho frito e chope gelado.



Então jogou a toalha. Decidiu que não era hora de iniciar nenhuma promessa. Queria aproveitar as férias, já que trabalhava tanto. Desceu da esteira ruminando que férias eram férias. Mesmo que iniciariam apenas em fevereiro. Como planejava organizar sua agenda de academia, treinos e nutricionista assim que retornasse à rotina na cidade, devorou todos os sorvetes a que tinha direito no litoral.


De volta à rotina, deixou passar duas semanas para se organizar. Então fez a lista de supermercado, decidida a iniciar a dieta e voltar à academia para a qual se matriculara por seis meses no dia 31 de dezembro e já perdera metade do período.



Entrou no supermercado e teve que baixar a cabeça para não dar com tanto ovo de páscoa pendurado no teto. Degustadoras ofereciam pedacinhos de tudo quanto era tipo de chocolate. Achou a oportunidade imperdível e resolveu levar uns chocolates dietéticos caríssimos, apesar de não ter restrição alguma para açúcar, pois não era diabética. O que pesava no bolso parecia aliviar a consciência. Ledo engano. Como sempre ganhava muitos chocolates e bombons de suas clientes, achou melhor deixar para iniciar tudo depois da páscoa.



Agora sim! Maio. O mês das noivas. Bom período para iniciar seus planos. Camila imaginou-se magra, charmosa e atraente. Fazia tempo que não se sentia desejada. Foi então que duas amigas marcaram casamento com festas incríveis e buffets luxuosos, nos quais ela considerava uma pena comer só um pouquinho. Além disso, as colegas de trabalho a convidaram para ajudar a organizar a festa junina que se aproximava. Camila sempre fazia parte da comissão que cuidava dos comes e bebes, claro! Enquanto planejavam o cardápio regado a quentão, pipocas, rapaduras, pé-de-moleque, pamonha, bolo de milho, paçoca, quindins e cocadas, riam muito das brincadeiras que fariam e o único casamento previsto para ela seria o tradicional casamento caipira.


Falando em quentão, o inverno se aproximava com seus convites para bons vinhos, chocolates quentes, café colonial e as esperadas chuvas e o frio. Ahhh, sim, as chuvas e o frio sempre a afastavam da atividade física e, afinal de contas, sua inscrição para seis meses de academia já expirara.



Calculou que queria emagrecer 20 quilos até o final do ano. Pensou em emagrecer um quilo por semana e planejou iniciar tudo no dia 1º de agosto. Isso mesmo. Agora sim! O frio já estaria no fim e nada a atrapalharia.


A primavera chegava e sua agenda lotada parecia aumentar de tamanho junto com seu nariz que escorria numa rinite invejável a cada primavera que se aproximava. Resolveu marcar hora em um médico e fazer exames antes de iniciar atividade física. Uma ótima ideia. Acontece que o médico desejado só tinha agenda para o final de setembro. Achou que valia a pena esperar.



O médico pediu exames que Camila não encontrou tempo para fazer até que Outubro entrou mandando tirar os casacos que escondiam sua gordura. Resistiu em vestir algo mais leve que a fez sentir-se gorda e na emergência de emagrecer.


Agora começou a achar que estava fazendo muito calor para caminhar na rua e que na academia estavam muitas meninas malhadinhas que nem precisavam fazer ginástica e sentiu-se com vergonha de freqüentar. Resolveu esperar o Black Friday para comprar uma esteira para começar a caminhar e correr em casa mesmo, na frente da televisão, no frescor do seu ar-condicionado. Quando viu, o shopping já recebia decoração de Natal, ainda no finalzinho de Novembro e a agenda de final de ano começava a ficar cheia de comemorações com os amigos, os colegas e a família.


Agora sim, tinha certeza que sua promessa para 2016 daria certo. Foi à academia, nesse início de dezembro e se deu de presente um pacote de seis meses de exercícios. Sabia que assim, com academia agendada por seis meses, podia aproveitar as festas de final de ano, sem culpa, pois no dia 1º de janeiro.... ahhhh, tudo se resolveria!






Rosane Schotgues Levenfus é Mestre em Psicologia Clínica e Especialista em Neuropsicologia. Corredora há três anos, a psicologa é autora do livro Diário de uma ex-gorda e escreve crônicas motivacionais aliando corrida e força de vontade no Correr é Fácil.



 
 
 

Comentários


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page