top of page

RETROSPECTIVA 2015 - ÂNGELA STURZBECHER

  • Ângela Sturzbecher
  • 19 de dez. de 2015
  • 3 min de leitura

Pois então.... Um 2015 literalmente muito corrido!! Iniciei com a tradicional TTT, Travessia Torres Tramandaí, prova de 82 km, este ano fui de Dupla Feminina, fiz os trechos mais longos e acompanhei minha parceira no último km até a chegada fazendo 41km, ficamos com o vice campeonato, fechando a prova em 6h08min51seg, sendo o 2º melhor tempo da história da TTT, perdendo apenas para as campeãs desta mesma edição que fecharam a prova apenas 11 minutos à nossa frente, foi sensacional!!


Uma semana após a TTT, eu já estava em Corupá, SC, participando de uma das provas mais desafiadoras do Brasil, a Corupá Extreme Marathon, 42km de montanha, no percurso rompi o um dos ligamentos do joelho, LCM, mas, finalizei a prova em 6h54min garantindo o 5º lugar geral, dividindo o pódio com grandes atletas do cenário nacional e internacional, considero esta prova a mais desafiadora que fiz.



Com o ligamento rompido, foram meses de pausa para recuperação, reiniciando o treinamento lentamente mas, com umas duas semanas de treino, resolvi arriscar em uma prova de asfalto, realizada pelo Corpa em POA, eram 25 km, e consegui chegar entre as três primeiras, fechando os 25 km em 1h57min. Parecia que o ano estava engrenando novamente mas, durante um treino no Morro da Glória, tive um entorse, e continuei por mais 15km, o que agravou a situação, me deixando sem treinar por mais um tempo, e eu tinha uma lista de provas e tive que optar por algumas onde eu poderia completar.


À 40 dias da MizunoUphill, reiniciei o treinamento, cheguei na prova de peito aberto pois, sabia que a coisa não seria como o esperado, dores, muitas dores me acompanharam pelos primeiros 10 km mas, segui em frente, o corpo aqueceu e a coisa engrenou, eu adorei aquela prova, demais, energia, organização, tudo!! Fechei os 42km da Serra do Rio do Rastro em 4h31min, foi TOP 10!! FOI DEMAIS!! Tive a honra de conhecer uma das maiores atletas do país, atleta olímpica Carla Moreno, humildade em pessoa, me fez sentir que estou no lugar certo, no caminho certo.

Depois da Uphill, a coisa deu uma encrespada pro meu lado, lesões se acumulavam e eu continuava os treinos, sofri muito neste período e cogitei desistir da corrida mas, como é uma droga viciante, logo precisei de nova dose e retomei o foco, o treinamento não era exatamente o planejado mas, era o que a carcaça poderia suportar, pois tinha data marcada para encarar minha primeira UltraMaratona, provas com distância superior à 42,195m que é a marca oficial de uma maratona.


Mesmo não tendo engrenado os treinos, fui fazer uma prova para testar como eu estava em relação ao treinamento, uma prévia para a Ultra, MD Lagoa da Conceição, prova de 65km a qual fui em dupla feminina, fiz 5 dos 8 trechos da prova, fechando na casa dos 40km, e conseguimos ficar entre as três primeiras colocadas, ficando apenas 43 segundos atrás das vice-campeãs.

Em novembro chegou o grande dia dos 100km, largada à meia noite, mochila pesada nas costas e lá fui eu, senti a falta de mais volume para aquela distância, senti e paguei o preço das lesões mal curadas, fechei em um tempo acima do que eu esperava mas, valeu o aprendizado para a próxima. Foi um ano corrido, correr requer dedicação, acordar nos finais de semana as 4:30 da manhã, sair do trabalho às 18 hrs e ir treinar, chegar em casa todos os dias às 22hrs e ainda ter todas as tarefas domésticas por fazer, ainda ter que arrumar os lanches, almoço, toda a dieta pro dia seguinte, não é fácil, mas vale muito à pena.

Existe um mago dos treinos, um cara que quebra cabeça cada vez que eu falo qual prova e distância quero fazer, um cara que tah ali sempre na espreita, sempre conseguindo o impossível, meu treinador Cleimar Rodrigo Tomazelli, Cia dos Cavalos, obrigada, sei que tu fica de cabelo em pé mas, faz a água virar vinho para poder atender os nossos sonhos mais loucos. Eu nunca fui normal mas, consegui encontrar uma galera que se supero na quesito loucura... os UltraRunners do Morro da Glória, galera top, cias que não tenho como agradecer, sinto um carinho imenso por todos vcs.

Um agradecimento especial ao meu marido Fábio, que tah sempre comigo, aceita estas empreitadas, e a minha amiga mais que especial, minha dupla em todas as corridas, Cláudia Patrício, obrigada por topar estes programas de índio comigo. Espero que em 2016 possa ser ainda melhor, como pessoa e como corredora, eu aprendi que todos querem viver no topo da montanha mas, toda a felicidade e crescimento está na escalada!




 
 
 

Comments


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page