top of page

DIÁRIO DE UMA EX-GORDA - COMECE 2016 COM MUITA ENERGIA!

  • Rosane Schotgues Levenfus
  • 8 de jan. de 2016
  • 2 min de leitura

É fácil traçar metas antes da virada de ano.


Difícil é cumpri-las em seguida.


Fazer exercício físico está entre as primeiras colocadas na lista de promessas. Acontece que com a virada de ano, vem a virada do tempo e, recolhidas as árvores de Natal, mesmo à sombra dos grandes ipês é difícil fugir do mormaço que aflige os gaúchos.


Acordar cedíssimo para correr antes do sol raiar, logo agora que estamos em horário de verão? Não mesmo! Você sonhou, eu sonhei, com o horário de verão para aproveitar o dia mais longo e soltar o estresse depois do trabalho.


Acontece que às 19hs o sol está ainda alto. Às 20hs parece que o calor piorou. Às 20:30 ficou ótimo, mas daí você lembra que escurecerá e teme os ladrões.


Então resolve deixar para iniciar junto com as férias. Esse ano, com a crise, será no litoral gaúcho mesmo, arejado, nada do bafão da cidade.


Mas, daí, chega à praia e começa a trocar o dia pela noite. O plano de dar aquela caminhada ou corrida logo cedinho pela areia ainda vazia acaba depois do primeiro chope no centrinho, na primeira noite.


A tarde vai-se embora no cochilo preguiçoso depois daquele churrasco e, no final, o ventinho virou um Nordestão de arrastar qualquer vivente e você resolve deixar para correr na cidade, na volta, depois das férias, depois do horário de verão.


Você já conhece essa história de trás para frente?


De cor e salteado?


Eu sim! Já vi esse filme várias vezes.


Então o negócio é parar agora mesmo e pensar no que você quer de verdade.


Nunca diga “eu queria fazer isso ou aquilo”. Diga “eu quero...”. E ponha um comandante à frente do seu exército disperso para dar as ordens. Tem um adulto ai dentro capaz de dar limite para a criançada que só quer saber de diversão e prazeres imediatos. Ponha ele a trabalhar.


Adultos conseguem fazer planejamentos para médio e longo prazo. Imediatistas não aguentam as vontades que surgem a qualquer hora. Aquela de dormir mais um pouco, de comer mais, de beber mais, de fumar, de deixar as tarefas para depois.


Se no começo for difícil, coloque bilhetes motivacionais pela casa, lembretes sonoros no seu celular... Vale tudo, só não vale ficar parado.


Faça um pacto consigo mesmo. Dê aquele aperto de mãos. Com as suas próprias mãos.


Mire o futuro.


Anteveja como você quer estar na virada do ano que vem.


Seja feliz a partir de hoje.


Comece agora mesmo!



Rosane Schotgues Levenfus é Mestre em Psicologia Clínica e Especialista em Neuropsicologia. Corredora há três anos, a psicologa é autora do livro Diário de uma ex-gorda e escreve crônicas motivacionais aliando corrida e força de vontade no Correr é Fácil.



 
 
 

Comentarios


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page