top of page

RETROSPECTIVA 2015 - FRED JUBATUS

  • Fred Jubatus
  • 4 de jan. de 2016
  • 4 min de leitura

No último dia de treino da minha equipe, R.A. Runners, em 2014, Rita Abero, Gabriel Peralta e companhia abriram os brindes das taças com champagne e votos para o ano de 2015. Rita discursava lembrando o desejo de cada um na corrida. E foi marcante pra mim quando ela disse "que o Fred consiga correr os 10Km para 36 minutos e os 5Km para 16 minutos" porque ela sabia como havia me frustrado por não ter batido esses tempos. Hoje reflito que a frustração foi imatura, pois eu fazia recém um ano de corrida. Então, tinha muito a melhorar e a aprender.


Virou o ano. 2015 desafiador desde o início: TTT estava aí, mas o nosso octeto misto era muito mais presença, bem preparado para o que estava por vir. Conseguimos escrever um capítulo glorioso na história de cada um daquele pelotão (Fábio, Saraiva, eu, Cleber, Vini, Fabrício, Pricila e Teo) conquistando o título de Vice-Campeões da TTT.


Nunca havia corrido 3Km. Então, em fevereiro me aventurei numa prova de 3Km. Estréia na Summer Night Run, na areia. Muito nervoso, saí rápido demais e quebrei, mas foi heroico, até, como conquistei o décimo lugar geral: faltando 500m, depois de andar o segundo quilômetro a ritmo quebrado, eu apertei o passo e, bufando e babando, ultrapassei um competidor distraído nos últimos 10 metros, sendo que esteve quase 100 metros na minha frente. 3Km em 10:24.


Eu percebia, desde janeiro, o quanto tinha melhorado nos treinos. Em abril, então, no lugar do longão de 10Km que havia na planilha, combinei com Sadi de Quadros, o Sadi Pai, o Sadizera, que correríamos a Corrida de São Jorge. Eu nos 10Km; ele nos 5Km. Tinha certeza de que quebraria meu tempo recorde pessoal, e que seria 36 minutos. Foi! E o melhor, primeiro lugar geral. E Sadi venceu nos 5Km. Metade dos votos da Rita a minha corrida foi realizada. Ainda vencemos o Festival de corridas do Corpa no revezamento 5x5km misto duas semanas depois.



E no mês seguinte, maio, na Poa Day Run Etapa I, competi nos 5Km com a certeza de que conseguiria bater em 16 minutos, já que baixei o tempo nos 10Km. Consegui! E como estava muito competitiva a prova, deu 6o lugar geral e primeiro na categoria. Muito feliz e meta do ano atingida inteira e rapidamente.


Com tempos melhores nos 10Km e 5Km, competi os Jogos Universitários do Rio Grande do Sul nos 5000m, acreditando que faria na casa dos 16 minutos de novo. Porém, quando passei os 3000m a 10:30, percebi a quebra de ritmo e fechei para mais, ficando em sétimo lugar. Foi uma edição dos jogos muito competitiva. Precisava ter mais foco na preparação.



E então, para a Maratona Internacional de Porto Alegre, em junho, eu treinei com mais vontade, "pilha". Não pela prova de 42,195Km e sim para o trecho de 10,5Km do quarteto masculino (com Cleber, Sadi e Milão), o qual fechei em 38 minutos, quebrando recorde dos meus 10,5Km da Let's Run do ano passado. Conquistamos o 5o lugar geral na modalidade e, a partir desse episódio, quebrar mais recordes pessoais seria meu jeito de correr. Dedicaria para isso não mais somente correndo, como já fazia, mas também buscando entender minha mecânica e postura, e treinando força com o Coach Fabio Tentardini.


Em agosto na Poa Day Run etapa II, sob um calor sem piedade, competi os 3Km decidido a quebrar recorde, visto que a musculação e a corrida encaixaram bem e que eu melhorava a técnica. Fiz a prova com cautela, saindo no segundo pelotão, e na segunda metade do trajeto busquei alguns do primeiro, vivendo uma disputa de posição com dois atletas muito conhecidos da cidade. Ultrapassei os dois e quase alcancei o adversário que fechou os cinco melhores. Fiquei em sexto lugar geral e primeiro na categoria novamente. 10:02, recorde pessoal quebrado, além de ter sido o mesmo tempo do quinto lugar geral. Novamente mais um importante episódio na minha trajetória.



Em setembro, vinha refinando mais a técnica e baixando tempo nos treinos. A Track&Field Iguatemi 10Km foi a prova alvo. De muitas lombas seu trajeto mas sentia que, entre os melhores, poderia me classificar. Não consegui aquecer direito, então, larguei num ritmo moderado, atrás dos seis primeiros colocados nos 5Km e em oitavo nos 10Km na primeira volta. Quando senti o corpo aquecer apertei o ritmo e ultrapassei muitos corredores, até alcançar o que estava em segundo lugar, no Km 9. E nos carneamos lado a lado. Com a força do Saraiva me apoiando, nos últimos 100m eu dei mais um gás e conquistei o vice com dor e muita felicidade. Com direito a um enorme abraço em minha treinadora Rita Abero na chegada. Foi a melhor chegada da minha vida até agora.


Em outubro, no final de semana seguinte a da meia maratona a qual quebrei mais de 6 minutos de recorde pessoal, na Maratona Noturna do RS, competi pela equipe da UFRGS, a Copa Universitária Unisinos, nos 5000m, nos 1500m e nos 800m, conquistando 4o lugar, 4o lugar e 7o lugar, respectivamente. E com a soma de pontos obtidos por todos da minha equipe nas modalidades, fomos campeões do atletismo masculino. Primeiro título do treinador Gabriel Peralta, meu primeiro incentivador na corrida.



Em novembro, dia 1o, competi a Track&Field Praia de Belas 10Km. Sabia que era momento de quebrar recorde novamente nos 10Km, mas fui com cautela por causa dos paralelepípedos numa das avenidas. Prova muito forte. Fiquei em sexto lugar geral, primeiro na categoria e 10Km na casa dos 35 minutos. Satisfeitíssimo. Duas semanas depois conquistei o segundo lugar nos 10Km da Corrida pela vida. E a prova do dia 19 de dezembro, Corrida de Natal Sprint final, minha última do ano, mostrou que eu fui o segundo corredor mais rápido nos 7,2Km no evento. Mais um vice campeonato geral.


Eu descrevo este ano como de aprender, de aplicar o que aprendi e, consequentemente, de obter sucesso, batendo recordes pessoais em sete oportunidades e conquistando lugares em pódios. Os pódios e os recordes são fruto de ajudas que recebi, dos presentes que ganho, da torcida, do trabalho de quem sabe orientar treinamento, e do meu potencial e dedicação. Saldo positivo!! Obrigado, R.A.Runners e amigos. Tenho certeza: "Eu sei que vou. Eu chego lá".


Quero aproveitar este espaço para também divulgar um vídeo motivacional de corrida produzido por mim inicio de dezembro. Bem legal. Obrigado! Tudo de bom e um ótimo ano novo a todos!



 
 
 

Comments


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page