ESPECIAL TTT 2016 - MATEUS SACCHETT
- Mateus Sacchett
- 4 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Recebi o convite para correr a Travessia Torres Tramandaí (TTT) em duplas no fim do ano passado, mais precisamente em dezembro, junto com meu amigo Alex que também é integrante da Cia dos Cavalos. Estava me sentindo cansado pois 2015 foi um ano de duas maratonas de asfalto e duas corridas de montanha no segundo semestre, o que me fez optar por aceitar o desafio mas descansar no período compreendido entre o Natal e a primeira semana de janeiro.

Na TTT 2015, que também corri em dupla, fiquei com um gostinho amargo de subir ao pódio em segundo lugar, ficando apenas 2 minutos atrás dos primeiros colocados, então a missão deste ano era buscar a vitória a todo custo. Traçamos a seguinte estratégia:
Mateus: Trechos 1/3/5/8 (12 + 15 + 12 + 8km)
Alex: Trechos 2/4/6/7 (10 + 9 + 6 + 8km)
Iniciamos em um ritmo forte, mas como em todas as provas de longa duração, um ritmo que você percebe que está fazendo força mas sabe que aguentará até o fim, afinal, seria para mim uma corrida de pelo menos 47km. Finalizei os primeiros 12km a 3’45”/km, entregando o chip na primeira colocação. No intervalo, me hidratei com água de coco e me alimentei com duas mariolas, além de ingerir uma cápsula de sal.

No segundo trecho, que na verdade totalizou 16,3km, corri para 3’50”/km. No 8º quilômetro ingeri um gel de carboidrato e uma cápsula de sal, obviamente com água mineral. Entreguei o chip para o Alex e lhe disse para correr bem forte pois o seu trecho teria uma distância menor do que a informada. Neste intervalo tomei 350 ml de R4 e comi uma barra de cereal.
Enquanto aguardava o Alex para iniciar meu 5º trecho percebi que não haviam outras duplas no posto de troca, o que indicava que estávamos muito na frente dos demais concorrentes. Analisei a situação e decidi correr um pouco mais fraco, apenas administrando a liderança. Finalizei estes 12km com uma média de aproximadamente 4’03”/km. Ao longo deste trecho ingeri novamente um gel de carboidrato e uma cápsula de sal.

Cheguei ao último posto de troca, finalmente. Os últimos 8km seriam no sol das 12 horas, portanto, me hidratei o máximo que pude no intervalo. Tomei R4, bastante água, comi um sanduíche e mariolas. Já estava com 40km nas pernas e novamente correria apenas para administrar. Corri para aproximadamente 4’13”/km, curtindo os quilômetros sendo incentivado pelos banhistas.
Concluímos a prova em 5h24’13”, 36 minutos na frente dos segundos colocados! Fomos a primeira dupla e 8º lugar no geral, perdendo apenas para alguns quartetos e octetos.
Confesso que não estava com muita vontade de correr esta prova, mas os resultados foram muito gratificantes. Não apenas se tratando de resultado e colocação geral, o que fica de mais positivo é que consegui rodar uma distância longa me sentindo bem, mesmo em início de temporada. Foi um ótimo treino para a COMRADES MARATHON, prova alvo do ano que ocorrerá dia 29 de maio. Agora, hora de me preparar para o próximo grande treino do ano: Supermaratona de Rio Grande 50 Km.
Comments