RESPIRO CORRIDA! - LUCI ZAVADZKI
- Luci Zavadski
- 8 de mar. de 2016
- 2 min de leitura
Lembro-me até hoje, ainda na infância, que o esporte sempre esteve presente em meus dias, as brincadeiras com bola, “bets”, peteca, pega-pega e pipas eram pura diversão. Diariamente fazia uma boa caminhada até o colégio, cerca de 12km por dia (ida/volta), enfrentando temperaturas diversas no Sul do país, por vezes muito frio, alternando com calor, acompanhada de chuva...

A atividade física faz parte da minha vida há 23 anos. A corrida surgiu há oito anos, após aceitar um convite para participar de um campeonato de revezamento em esteira na academia que frequentava em São Paulo, cujo objetivo seria correr a maior distância possível no tempo máximo de 15 minutos.
Obtive a primeira colocação e com o incentivo do próprio professor, fui me arriscar na corrida de rua. Em 2009, fiz várias provas de 10km nos finais de semana, e aos poucos fui evoluindo em tempo e distância, passei a fazer 15km, 21km, 25km, e quando decidi treinar para os 30km, já tinha em mente correr a primeira maratona...
Em outubro de 2010, minha maior distância, atingi 30km em 02h35min. A partir desse momento, dei início ao treinamento para maratona, sendo Porto Alegre/RS o destino escolhido. Foram seis meses de treinos, disciplina, determinação e dieta. Durante a semana, somente na esteira, dois treinos com inclinação e velocidade, e nos finais de semana, fazia o meu treino longo (rodagem) no Parque do Ibirapuera. Intercalando sempre com bike e musculação,em 22/05/11, terminei a Maratona Internacional de POA, com o tempo de 03h40min. A felicidade era imensa.

Carrego em meu currículo, de 2011 até os dias atuais, aproximadamente 180 provas das mais variadas distâncias, sendo 15 maratonas concluídas, sempre regressando em (Porto Alegre, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Foz do Iguaçu e Rio de Janeiro) e na sua maioria conquistei troféu na faixa etária. Em 2015 fiz minha primeira maratona no exterior, e como não poderia deixar de ser uma ocasião especial, escolhi Paris, uma das maratonas mais belas da Europa. Naquele mesmo ano, no segundo semestre, veio a oportunidade de participar da desafiadora Mizuno Uphill Marathon.

Tenho variado meus treinos, de forma que comecei a fazer corrida de montanha. A primeira prova, de 16Km, foi na cidade de Arujá/SP, uma experiência incrível. Mais recentemente, no dia 27/02/16, encarei os mais de 21Km na Serra da Cantareira, um desafio de “gente grande”,contato com a natureza, subidas, trilhas, surpresas, cercado de um cenário totalmente inspirador.
Para 2016, escolhi treinar à distância, método muito utilizado entre os corredores, pois acredito que, na medida em que você vai ficando mais experiente, tira de letra. Sem dúvidas, exige uma disciplina maior, sem contar a flexibilidade na escolha dos horários. Cabe somente a mim cumprir a planilha de treinos, sem perder o foco, com determinação e disciplina para atingir meus objetivos. E o meu primeiro grande desafio já tem data marcada: 12/06/16, Maratona de Porto Alegre, ansiosa por retornar a essa acolhedora cidade sulista em busca de mais uma superação.

Sempre que concluo uma maratona, inevitavelmente me pego pensando no próximo objetivo...
Apaixonada pelas provas longas e todos os desafios que a rodeiam, minha vida sofreu uma grande transformação, para melhor, onde o ganho de saúde e amigos foi algo muito significativo. RESPIRO CORRIDA, minha VIDA!
Comments