top of page

TRILHAS SALTO VENTOSO - NODÁRIO CARDOSO

  • Nodário Cardoso
  • 20 de mar. de 2016
  • 3 min de leitura

Há praticamente a menos de um ano conheci a galera do GlóriaUltraRunners pessoal casca grossa que brinca de descer montanhas contrariando a lei da física, como sempre havia participado de corridas de asfalto, não tinha técnica e conhecimento de trilha, então os gloriamos me puxaram para fazer parte desta equipe, e ai tudo começou, foram treinos na chuva na lama no calor, mas sempre com aquele pensamento, não vou fingir, não vou fazer feio, somos brutos, honrando a cada treino a nossa bravura, não tinha o conhecimento desta prova em salto ventoso até que em dezembro de 2015, Felipe Camargo de Camargo me disse que essa prova era boa para mim testar minhas habilidades desenvolvidas durante os treinos nos morros São Pedro e Glória, em Porto Alegre.


Então não pensei duas vezes e falei comigo, vou me puxar, vai ser faca na caveira. Continuando os treinos percebi que faltava algo, sempre corri por conta e nunca havia realizado uma planilha de treino, até que um dia criei coragem e procurei o Gabriel Picarelli e contei a ele as minhas dificuldades, e com um sorriso ele disse: bem vindo, vamos trabalhar nisso, foco nas planilhas, tudo depende de ti.



A partir daí vi que a coisa estava ficando séria e comecei a me puxar, e cada dia que passava a ansiedade pelo dia 19 de março aumentava, eu tinha um desejo pra essa prova que era chegar entre os cabeças e pra isso teria que me focar cada vez mais, então chegou o grande dia, na Van durante o trajeto até Salto Ventoso a galera toda entusiasmada vibrava já pensando, como será e quem conseguirá se superar, e eu ali meio quieto e pensando em alguma estratégia, já que nunca havia participado de uma prova de trilha e nem conhecia o terreno que me aguardava.


Mas com toda aquela energia e a presença da minha esposa não queria fazer feio, tinha que subir aqueles barrancos com unhas e dentes. 14h00 dado a largada, sai disparado pra ficar ao lado “dos cabeças” para não me perder no ritmo, a liderança da prova mudava a cada segundo mas eu estava ali entre o primeiro e o segundo, o tempo todo, com fé e pensando em quem me aguardava e nos investimentos da esposa dos amigos e do professor, certa parte da prova havia muita lama e muitas pedras soltas que exigiam muito cuidado, até porque qualquer tropeço ou descuido devido a alta velocidade que estávamos descendo a trilha significava um tombo feio.


Durante um percurso na descida olhei e estávamos num pace de 3.40, muito forte, mas tinha que acompanhar, minha água acabou no km 9 e passei direto pelo ponto que hidratação sem ver o ponto e isso me custou caro até porque cada fez mais só aparecia subida, mas fui focado conforme meus treinos, praticamente no km 13 eu e o primeiro colocado estávamos muito distantes do restante do grupo e começamos a administrar a prova, um puxava o outro, até que na ultima curva, no km 17 nos separamos, desejei sorte e segui meu objetivo, não estava acreditando que estava em 1 lugar sobrando perna, nas descidas gritava e berrava.



Na ultima subida avistando a igreja parei e olhei pra trás e vi o que havia acabado de conquistar, não tenho palavras de como explicar o tamanho da emoção quando cheguei e o meu nome foi divulgado como o 1 colocado da prova 21km, não sabia se chorava ou se ria, mas feliz e muito grato a todos que me desejaram pensamentos positivos e é por isso que digo: é melhor sofrer nos treinos para depois rirmos nas provas. Aqui meu muito obrigado. Nodario Cardoso Lopes Campeão 21km 1hora 44seg.


 
 
 

Comments


© Correr É Fácil. Direitos Reservados.

  • b-facebook
  • Twitter Round
  • Instagram Black Round
bottom of page