top of page

MARATONA DE SANTIAGO - MARATONAS NO MUNDO

Pelo 3º ano consecutivo venho participando da Maratona de Santiago, a qual considero, uma das ou até a melhor prova da América Latina, e neste ano ela se consolidou com o sucesso de organização e recorde de inscrições na prova, alcançou a marca de 28.000 inscritos dentre as três distâncias 42km, 21km e 10km. A chegada em Santiago foi tranquila. Cheguei na quinta-feira juntamente com mais alguns corredores de Porto Alegre e São Paulo.



Na sexta-feira foi dia de conhecer as cidades litorâneas de Valparaiso e Viña Del Mar. A primeira visita foi à portuária Valparaiso que possui uma área histórica considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO. Esta antiga cidade, fundada em 1544, possui uma geografia marcante, com suas casas coloridas construídas em cima dos morros na beira do mar. Um lugar encantador! Pudemos descer para a parte baixa caminhando pelas ruelas estreitas e também conhecer a casa onde viveu o poeta Pablo Neruda. Já Viña Del Mar nos permitiu pisar nas águas geladas do oceano pacífico, conhecer o relógio de flores, e desfrutar de um bom almoço dentro do Cassino da Cidade.




No sábado, realizamos um City Tour de 5 horas pela cidade de Santiago. Dentre nossas paradas estavam o Cerro Santa Luzia, o Jockey Club, o prédio mais alto da América Latina e o Palácio de La Moneda, sede da presidência chilena, que abriga no subsolo um centro cultural sobre o folclore chileno. Bem próximo dali estava a Plaza de Armas e pudemos conhecer a imponente Catedral Metropolitana. A próxima parada foi no Cerro San Cristóbal, um dos pontos mais altos da cidade de onde se tem uma vista lindíssima para a parte moderna de Santiago com a Cordilheira ao fundo.


Depois de conhecer a cidade fomos para a Expo Maratón (feira de esportes e retirada do kit da corrida). A feira estava ótima, muitos stands com uma variedade imensa de produtos, bem organizada, com distribuição de vários brindes e sem filas, tudo o que o corredor precisa.


É chegado o grande dia da Maratona de Santiago. A corrida teve percurso para todos: 42km, 21km e 10km. A maratona teve largada as 8:00hs e as demais provas as 8:30hs, todas em frente ao Palácio de La Moneda, com muita música, show de aviões no céu e drones que voavam baixo, animando os 28 mil participantes.



Bandas de rock e de músicas regionais animaram os atletas durante todo o percurso. A hidratação era servida em copos a cada 5km e a distribuição era feita apenas de um lado da rua, o que causou um certo tumulto no primeiro posto, mas depois melhorou. O percurso dos 10km e 21km foram tranquilos e nos 42km alguns sofreram com os kms finais.


A corrida teve grande participação popular, que levou cartazes para incentivar os corredores e também muito patriotismo, pois as bandeiras do Chile eram muito reverenciadas, sem esquecer dos cachorros que sempre acompanham os atletas durante toda a prova. Na chegada, a dispersão ocorreu de forma tranquila, com distribuição de muitas frutas, água e isotônicos para todos, além claro, da tão desejada medalha, que neste ano de 2016 estava belíssima, uma das mais bonitas!



Após a prova, ainda no domingo, tínhamos um roteiro e atrações a serem visitadas, desta forma o grupo se dividiu, parte foi fazer uma visita as vinícola da região e os demais foram passear pelo Valle Nevado, mesmo sem ter neve nesse período do ano é sempre uma excelente experiência.


Depois de dias intensos, aventuras, passeios, novas amizades, paisagens deslumbrantes e de uma maratona inesquecível na cidade de Santiago, só resta uma última coisa a dizer: Ano que vem estaremos de volta! CHI CHI CHI LE LE LE, Viva Chile!



bottom of page